O QUE ME LEVOU A ESCREVER CONTOS CURTOS

Prender a atenção de alguém não é tarefa fácil. Com a internet, isto ficou ainda mais complicado. Quando decidi publicar meus contos na rede — onde a informação circula por segundo —, eu estava consciente de que precisaria exercitar a agilidade e a síntese. Entretanto, muito antes do mundo virtual, o cinema havia me ensinado a importância da economia ao contar uma história: os cortes são verdadeiras aulas.

Escrever contos curtos é apostar na intensidade. Não há espaço para rodeios e aprofundamentos, embora isto não impeça a construção de personagens complexos. Trata-se de escolher o quê e como retratar. Se alguém deseja a concisão, deve saber que o caminho não é simples. A simplicidade que eu busco diz respeito à linguagem: nada de termos rebuscados ou frases pomposas. A meu ver, o que deve ser consistente é a qualidade da trama.

Por outro lado, reconheço: temo não possuir “fôlego” para longas narrativas. Talvez eu seja preguiçosa demais para arquitetar incontáveis reviravoltas. Ou, quem sabe, apenas não veja sentido em adiar a resolução de um conflito. “Enrolar” é uma arte que, se o autor não domina, corre o risco de transformar a leitura em castigo.

O cinema conta suas histórias através das imagens. Talvez, por ser cinéfila, conte as minhas a partir de uma delas. Quase tudo que escrevo nasce de uma fotografia. Olho uma imagem e vejo que ali há uma história esperando para ser contada. Mas isto é assunto para o próximo texto: “Dos Curtos aos Curtas”.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Celso Mendes disse:

    O trabalho de relatar fotografias em poucas palavras que faz é notável. Sou grande admirador!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s